12 de setembro de 2015

27. Windows 10 - Vale a pena?



CONSIDERAÇÕES INICIAIS

- Para obter uma licença gratuita da nova versão do sistema operacional, seu computador deve estar "qualificado", isto é, possuir uma versão original do Windows 7 ou 8.1 e atender a alguns pré-requisitos de hardware (processador, memória e espaço em disco).

- O processo funciona em três etapas: primeiro você faz a reserva do novo Windows, clicando no ícone que aparece na barra de tarefas no rodapé da tela, depois é só aguardar o aviso de que o download já está pronto e, finalmente, autorizar a instalação do Windows 10.

- O prazo para esse processo termina em 29/07/2016. Após essa data, mesmo que seu computador esteja qualificado, será necessário comprar uma licença caso deseje fazer a atualização.

- Se por qualquer motivo após a instalação do Windows 10 você quiser voltar para a versão anterior, saiba que isso é possível desde que seja feito no período de até um mês.

ALGUNS NOVOS RECURSOS

Volta do Menu INICIAR. Na verdade, trata-se da mistura do menu tradicional do Windows 7 e anteriores com os blocos dinâmicos do Windows 8.

Possibilidade de criar múltiplas áreas de trabalho, como se você tivesse vários monitores mostrando coisas diferentes ao mesmo tempo.

Uma nova barra vertical de Notificações, recurso existente na maioria dos smartphones atuais, poderá avisar quando novos e-mails chegarem, alertar possíveis erros do sistema e informar muitas outras atividades em execução.

A assistente pessoal CORTANA permitirá comandos de voz como já ocorre nos smartphones, porém ainda não está disponível no idioma português.

O navegador Internet Explorer sai de cena e entra o novo EDGE, 100% compatível com versões anteriores do IE, segundo a Microsoft.

A expectativa é que o Windows 10 consuma menos recursos do computador, ou seja, se torne mais rápido que os antecessores Windows 7 e 8, utilizando o mesmo hardware.

Além da unificação do sistema operacional prevista para todas as plataformas (PC, smartphones, tablets, xBox, etc.), o Windows 10 será capaz de promover a integração de vários aplicativos como o OneNote, OneDrive, Skype e Outlook, independentemente de rodar num dispositivo iOS, Android ou Windows Phone.

OBSERVAÇÃO FINAL

A mudança de sistema operacional, queira ou não, é sempre um processo crítico que envolve certo risco. Poderão ocorrer falhas e problemas de compatibilidade com programas e dispositivos já em uso. Também é provável que nada disso aconteça com você ou seu sistema em particular. De qualquer forma, é sempre recomendável fazer um back-up de todos seus dados armazenados no disco (documentos, imagens, músicas, etc.), antes de iniciar a instalação propriamente dita.


www.microacesso.com.br
fcesana@gmail.com

Nenhum comentário: