21 de maio de 2013

21. Como melhorar o desempenho do computador


Com o tempo, um computador pode perder seu desempenho. Isso é normal e acontece por diferentes motivos, principalmente devido a programas e arquivos desnecessários mantidos no disco rígido. Por isso, fazer uma manutenção periódica é fundamental.

Algumas medidas simples podem manter o computador sempre com o desempenho ideal, sem ter que reinstalar tudo ou até mesmo formatar o disco rígido.


1. Desinstalar o que não for mais necessário

Muitas vezes um programa não é removido completamente, mesmo que conte com um desinstalador próprio. Portanto, a primeira dica é fazer uma análise de tudo o que está instalado no sistema e desinstalar por completo o que não for necessário.


2. Não ocupar todo o espaço disponível

Um disco rígido atual possui muito espaço, porém quanto mais dados são armazenados nele, mais difícil fica encontrar o que se precisa. Com uma porcentagem de ocupação muito grande, o disco leva mais tempo para conseguir achar um dado específico em meio a tantos outros.


3. Inicializador do Windows

Fazer com que um software seja inicializado juntamente com o Windows tem seu lado bom, afinal, é prático ter um programa pronto para ser usado assim que o computador é ligado. Contudo, não se pode exagerar na dose, pois, se muitos aplicativos são disparados com o sistema operacional, a inicialização de uma máquina pode ficar muito lenta e sobrar pouca memória de trabalho efetivo.


4. Hora da faxina

É comum que o sistema operacional acumule arquivos não utilizados e que o registro mantenha entradas inválidas. Existem vários programas utilitários para limpar os arquivos temporários do Windows, do navegador e da lixeira. Além disso, podem identificar e corrigir erros encontrados no registro do sistema.


5. Desfragmentar o disco

Com a movimentação frequente de arquivos, é normal que o disco rígido fique fragmentado. Para resolver tal cenário, a solução é desfragmentar o HD. O Windows conta com um aplicativo nativo para a tarefa, mas há controvérsias quanto ao seu desempenho. Existem boas alternativas gratuitas que, além de desfragmentar o disco rígido, ainda realizam sua otimização.


6. Limpar e atualizar o hardware

Limpar o computador no sentido literal da palavra, ou seja, abrir o gabinete e remover o pó acumulado não é má ideia. Trocar algumas peças por novas também pode ser bem vantajoso. Um exemplo é utilizar um disco rígido mais rápido ou simplesmente aumentar a memória RAM do computador.

www.microacesso.com.br
fcesana@gmail.com

Nenhum comentário: